Portes gratuitos para compras superiores a 60€ válido em Portugal continental. Descontos Exclusivos Online!

Introdução de alimentos sólidos para bebés: tudo o que precisa saber

Escrito em 24 de março de 2023

Introdução de alimentos sólidos para bebés: tudo o que precisa saber

A introdução de alimentos sólidos é um marco emocionante no desenvolvimento de um bebé, mas pode ser confuso para os pais saberem como e quando começar. Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a tornar a transição suave e fácil para o seu bebé.

Quando começar?

A maioria dos bebés começa a comer alimentos sólidos por volta dos 6 meses de idade, quando o leite materno ou fórmula sozinhos não são mais suficientes para atender às necessidades nutricionais. No entanto, é importante lembrar que cada bebé é diferente e pode estar pronto para alimentos sólidos em momentos diferentes.

Sinais de que o bebé está pronto

Antes de começar a introduzir alimentos sólidos, é importante observar os sinais. Alguns sinais comuns são:

Capacidade de se sentar sem apoio.
Interesse em alimentos sólidos, como olhar para a comida ou tentar arraga-la.
Capacidade de engolir alimentos, em vez de empurrá-los para fora da boca.

Prepar os alimentos

Quando estiver pronto para começar, comece com alimentos simples e fáceis de digerir, como cereais de arroz fortificados com ferro, purê de frutas ou vegetais cozidos e amassados. Pode usar uma colher ou um alimentador de rede para dar ao seu bebé os alimentos sólidos. Comece com pequenas quantidades e aumente gradualmente à medida que o bebé fica mais confortável com a textura e o sabor dos alimentos.

Evitar alergias alimentares

Introduza os alimentos um de cada vez, esperando cerca de 3 dias entre cada novo alimento. Isso ajudará a identificar alergias alimentares, se existirem. Alguns alimentos, como amendoins e ovos, têm sido associados a um risco aumentado de alergias alimentares, por isso é importante discutir com o pediatra sobre quando e como introduzir estes alimentos.

A introdução de alimentos sólidos é um processo gradual e pode levar algum tempo até que o bebé se habitue. Não se preocupe se o seu bebé recusar alimentos no início, isso é perfeitamente normal. Mantenha a calma e continue oferecendo uma variedade de alimentos saudáveis. Com o tempo, seu bebé vai-se habituar aos novos sabores e texturas e ficará pronto para uma dieta mais diversificada.

Com um pouco de paciência e cuidado, estará a ajudar o seu bebé a crescer de maneira saudável e feliz.
 
 


×